domingo, 29 de junho de 2008

Cuscuz de Frango (Cuscuz Paulista)

Esse cuscuz é um legado de minha avó Maria. Sempre que os filhos dela (meus tios) vinham visitar nossa casa pediam que ela fizesse essa receita. É realmente saborosa, muito embora eu não consiga repetir exatamente o sabor que minha avó conseguia neste prato. Ele serve tanto como acompanhamento como prato único, pois é um prato completo. Eu particularmente gosto muito dele gelado, acompanhando arroz e salada. Uma delícia.
DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 min.
CUSTO: R$ 10,00
RENDIMENTO: 15 porções
.

Ingredientes:

• 1/2 peito de frango cozido e desfiado

• 2 ovos cozidos e fatiados em rodelas

• 2 tomates fatiados em rodelas

• 1 tomate picadinho

• 1 lata de milho verde ou duas espigas de milho verde cozido

• 4 xícaras de farinha de milho (em flocos)

• 1 litro e 1/2 de água fervente

• 2 caldos de galinha

• 1 xícara de ervilhas cozidas no vapor

• 1/2 xícara de cenoura picada e cozida no vapor

• 3 colheres de sopa de extrato de tomate

• sal a gosto

• pimenta do reino moída a gosto

• azeite a gosto

• tempero pronto de cebola e alho picadinho a gosto

Modo de preparo:

Passo 1: Primeiramente você deve forrar uma forma de furo no meio com a decoração que preferir. Eu uso sempre ovos cozidos, tomates em rodelas e ervilhas. pode-se utilizar tb ramos de salsinha, que fica muito bonito.


Passo 2: Numa panela grande colocar o azeite a gosto e o tempero pronto de cebola e alho.

Passo 3: Adicionar o frango já cozido e desfiado. Deixar fritar um pouco até ficar um pouco dourado.

Passo 4: Adicionar os dois caldos de galinha.

Passo 5: Adicionar a cenoura já previamente cozida no vapor.

Passo 6: Adicionar o tomate picado.

Passo 7: Adicionar o milho verde cozido.


Passo 8: Adicionar a ervilha que sobrou da decoração.


Passo 9: Adicionar o extrato de tomate.

Passo 10: Adicionar a pimenta.

Passo 11: Adicionar o sal.

Passo 12: Adicionar a água fervente (um litro e meio). Nessa etapa fazer a correção do sal.


Passo 13: Adicionar a farinha de milho flocada. Coloque uma xícara de cada vez e mexa até incorporar, só então adicione a outra xícara e assim por diante até ter adicionado as 4 xícaras.



Passo 14: Deixar cozinhando por uns 4 minutos. Ela vai ficar com uma aparência de vulcão, gerando bolhas grandes que explodem. Cuidado para não se queimar.

Passo 15: Depois de cozinhar por uns 5 minutos, despejar aos poucos na forma previamente preparada.

Passo 16: Esperar esfriar um pouco e desenformar para servir. E está pronto - é um prato muito bonito e elogiado.

73 comentários:

Carmencita disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa!!! e que linda que ficou.Pra mim é prato único.Nunca fiz cuscuz, mas agora me animei.Bjss

COZINHAR COM OS ANJOS disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto o seu cuscus está divino!!!! Eu também já postei uma receita indentica á sua. Foi a primeira vez que fiz e adoramos, já voltei a fazer com outros ingredientes. Beijinhos doces

Pão, Bolos e Cia. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muito bonito e é mesmo um prato principal.
Sempre pensei que os cuzcuz iriam cozer em banho-maria e que se precisava uma forma com tampa, para que a água não entrasse.
Vou experimentar esta receita, pois gostei muito.
A farinha de milho em flocos é tipo o quê, sêmola? ou é pre-cozida tipo polenta?

Marcia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro cuscuz - o teu ficou maravilhoso! Bj

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estou doida para fazer cuscuz. Ueba, encontrei uma receitinha nota 10! Beijos!

Luciana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto tudo bem?.Nossaaa q legal teu blog, achei ele atraves do bolg de uma amiga.
Como eu faço pra add, vc e os blogs, que eu gosto?
É que eu criei meu blog, a pouco tempo e ainda não sei.Desde já obrigada.
Dá vontade de comer tudo o que vc coloca aq.

Nani do Paulo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu sempre quis fazer este cuzcuz, mas sempre me falam que ele não é bom, você me encorajou, guardei tua receita e farei!
Abraços

Fabi disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, que cuzcuz lindo!! Parabéns! Beijos.

claudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Só esta apresentação ja vale tudo!

Renata disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma pena ainda não existir o teletransporte... que DELÍCIA hein! =) Beijos...

Sonia Novaes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto

A primeira ve que comi cuscuz de frango,foi quando moramos em Piracicaba,em 1997.De lá para cá,sempre que posso,faço a receita.Lá eles servem em combucas e bem molinho,diferente do seu.Mas quando faço,também procuro fazer enformado.
Beto,estive em Minas essa semana e chegamos hoje.
Trouxe o pinhão para vc.Gostaria de saber como posso fazer para te entregar.
Vou deixar meu e-mail e gostaria que vc entrasse em contato comigo,pois trouxe uma boa quantia,ok?
meu e-mail:novaesangelo@pop.com.br
Vou aguardar...
Abços
Sonia Novaes

Elisa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Com este calor é de pratos destes que estamos a precisar.Adorei tem um aspecto maravilhoso.Parabéns.
Manta de retalhos

Elisa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Com este calor é de pratos destes que estamos a precisar. Está com um aspecto maravilhoso. Parabéns
Manta de retalhos

Sabrina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei esse passo-a-passo, nunca fiz cuscuz, estou morrendo de vontade de comer, vou fazer sua receita. Obrigada
Abraços

Clô disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Decidi faser este cuscus este fim de semana para ir almoçar a casa de uns amigos, mas com umas alterações pus mesmo cuscus e ficou divinal toda a gente adorou, continua com as tuas receitas passo a passo são divinais.

Ariane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ótima receita!!!
Muito bem explicada...

Naty disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

acabei de fazer essa receita to so esperando ela esfriar pra eu comer....a car e boa e sabor tbm so num sei so do a sorte de desinformar ele bonito que nem o seu..rsrsr parabens pelo blog beijos

Jaque (Cidade de Santos) disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa maravilhosa essa receita é o q eu precisava e o melhor tenho todos os ingredientes em casa e não precisarei gastar nada...e a sua explicação entãoooo...nossa maravilhosa passo a passo e com fotos ..não tem como errar...Obg
E MAIS UMA VEZ PARABÉNS
BEIJOSSS ..ASS: Jaque

REJANY VERASSANI disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

VOU FAZER ESTA RECEITA PARA RECEBER UNS AMIGOS NO DIA DO MEU ANIVERSARIO ... TENHO CERTEZA QUE TODOS VAO GOSTAR ...

Jussara disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Q bom ter encontrado esta receita,faz muito tempo q a minha querida mãe ñ faz cuscus e eu queria justamente essa pra ela relembrar e fazer para a nossa família...vamos fazer hoje!Obrigada...

Dani e Ale Unterkircher disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Receita maravilhosa!!!
Vou experimentar ainda essa semana.
Agradeço o carinho e a paciência em tirar as fotos e montar o passo a passo.
Abraço

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estava a procura de um cuscuz pratico e gostoso e achei, fiz, ficou ótimo, parabéns pela receita.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

uauuuuuu adoreiiiii nossa se dizem que a gente pega o homem pela boca o meu ta pego ele adoroouuuuuu!! achou mt gostoso e alem de tudo é pratico e facil!!!!!!
mt obrigadoo tb adoreiii

JÚNIOR disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns.... Muito Bom... Fiz e Gostei...

Natália disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

nossa muito bom... adorei seu passo a passo.... ajuda muitoo... com certeza vou tentar fazer hoje... falta só comprar o molho pronto e mais algumas coisinhas ...
parabéns e muito obrigado!

Karin disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Aprovadissimo!!!!
Uma delicia e super facil de fazer.
Bjs

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, sou a VERA estava com desejo de comer um cuscuz de frango e apelei para internet,entre tantos escolhi o seu... ficou delicioso, eu, meu bebê e meu marido adoramos.Agradecemos por compartilhar o legado da sua avó.

Luciane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uau... meus parabéns!!

Receita rápida, fácil e .......
d e l i c i o s a!!!

Ana Regina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto,

Amei a receita. Obrigada pela paciência de fotografar as minúncias do prato. PARABÉNS!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu gostei da decoração .
parabens!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma dica é cozinhar o frango e reservar a mesma água para usa-la com água fervente no cuzcuz.
Evandro.

Betânia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns, pelo passo a passo fiz sem errar, adorei!

Momentos com Deus disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Gente eu recomendo, fiz e ficou simplesmente maravilhoso!!!! Fiz com flocos de milho precozido e ficou tudo de bom!

Adriana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz o cuscuz ontem, e ficou realmente muito gostoso!

Foi a 1ª vez que fiz, ficou ótimo

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

NUNCA FIZ UM CUZCUZ PRIMEIRA VEZ, ME ANIMEI EM FAZER PQ É MUITO FACIL,DIZEM QUE COMEMOS PRIMEIRO COM OS OLHOS...HUMMM DEVE ESTAR TUDO DE BOM MESMO....VOU FAZE-LO HJ MESMO.PARABÉNS E AMEI A EXPLICACAO. VANEZZA

Joelma Moreira disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Esta semana, a escola do meu filho pediu aos alunos q levassem um prato tipico da região sudeste.E adivinhe o prato q pediram ao meu? cuscuz paulista. Levei um susto, pois não sabia nem pra onde ia uma vez q nunca havia comido e nen visto um,pra minha sorte enconteri esta receita aí foi muito fácil.Resultado? tds na escola adoraram...

Sandrinha Fr Promotora disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de preparar, ficou bonito e saboroso, meu querido filho vai levar para a festa de encerramento da academia em rítmo de festa junina. rsrsrsrs - Obrigada. meu msn é sandrinhamnascimento@hotmail.com

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

beto fiz este cuscuz e ficou mil maravilhas recomendo a todos

Jozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, é igualzinho o que aprendi com minha mãe, realmente é delicioso, vou fazer sabado, pois vou receber alguns amigo para meu aniversário, vai ser meio festa junina, sabe cuscuz, vinho quente, quentão e outras receitinha......
Abraços.

Jôze

Tesouros de uma Joaninha aprendiz ... disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muito bom... ja gostei ... deve ta muito gostoso...

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu tenho que untar a forma antes?

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delicia de cuscuz nao tem igual.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

obrigada por essa receita maravilhosa e tao gostoso que nao sobra nem pra cachorro bjsss.

Uma pessoa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu fiz mais ou menos na linha da sua receita, com algumas pequenas modificações, como por exemplo ao invés de frango usei atum, ao invés de cenoura usei palmito, ao invés de caldo de carne usei caldo de legumes, e coloquei salsinha e cabolinha! Usei também daquelas ervilhas congeladas, porém não as cozinhei, apenas as descongelei, dá um frescor ao prato!

Aqui o resultado: http://i55.tinypic.com/v3k8ia.jpg

Ficou uma delícia e irei repetir com certeza! Será que fica bom com funghi secchi ao invés de usar carne animal?

Valeu!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Uma Pessoa, bom dia.
O intuito do meu blog é esse mesmo. Eu passo a minha receita pessoal e vocês adaptam ao seu paladar e temperos. Deve ficar bom com funghi secchi sim, apesar de eu não gostar de funghi. Abraços.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Na verdade isso não é um cuzcuz de verdade, e sim um tipo de bolo salgado com flocos de milho.
No cuzcuz de verdade, vc mistura os flocos com água e sal e depois os aperta na cuscuzeira e coloca os ingredientes.
Mas parabéns pela receita. Eu vou ver se faço uma adaptação vegetariana dela para mim.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Na verdade Anônimo, esse é o cuscuz paulista, como está escrito no título. O cuscuz que você falou é o cuscuz do nordeste.

Juliana Mello disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Gente eu amoooooooo cuscus, qqer um seja paulista nordestino(minha mãe faz!), ou de qqer região ... fiz a receita e amamos toda a familia agradece...rsrsrs... poste mais receitas fáceis assim! obrigada!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

hunm que delicia de couscous vou fazer e comer quentinho. esta servido.anonimodiz.

Dan Costa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa noite pessoal...
Acabei de fazer o meu pela primeira vez ficou maravilhoso, só falta desenformar.
Beijos.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

to fazendo o cuscuz mas ja experimentei ficou maravilhoso

Luciene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz este cuscuz e ficou uma delícia! Parabéns pelo blog!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma delicia essa cuscuz!parabens e muito obrigado!

Gisele disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Aprovadissimo fiz e fez o maior sucesso muito simples!!!

Núccia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita, muito bem elaborada na explicação....e muito deliciosa.Parabéns.

Pati disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa adorei o seu passo a passo, só assim vou me arriscar a fazer um cucuz..meu marido vive pedindo...acabei de ler e vou arriscar, vc me incentivou, obrigado mesmo, vou ver outras receitas no seu blog..se tiver com passo a passo..acho q agora aprendo cozinhar..rsrs bjs bjs e +++ bjs

Pati disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

No aniversário do meu marido, minha cunhada fez cucuz q ficou uma delicia, agora sempre ele pede para que eu faça, mas digo "eu nunca fiz, não sei fazer"...mas com esse passo a passo seu, vou arriscar fazer amanhã mesmo...ahh me lembro q no da minha cunhada ela colocou pimentão, azeitona e palmito..posso colocar tb??? o que faço para o pimentão não ficar ão indigesto?? obrigado desde já abraços

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Pati, se eu fosse você não colocaria azeitona não, pois ela é muito forte e rouba muito o sabor de outros ingredientes. Pode usar o palmito sim, fica uma delícia, utilize até a água do palmito que dá um sabor especial. Quanto ao pimentão, se você acha o verde indigesto, utilize o amarelo que é bem mais suave.Mas se for utilizar o verde, retire a parte branca de dentro dele. Abraços.

Gabriela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Receita ótima! Eu e meu namorado fizemos e ficou uma delícia! Aprovadíssimo!

Monaliza disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz hoje!!! Ameeeei!

KaahCullen_ disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita
muito bem explicada :)
eu sempre faço e fica otimo
bjos

Eliane cosmopolis disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou fazer essa receita em meu restaurante obriga bjs

Nilce Rejane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz e ficou uma delicia, todos comeram e elogiaram muito.
Parabens pela receita divina.
Bj gde

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gostei muito da receita,mas fiz mais mole para comer como um creme quente e ficou uma delicia

Martha Raquel disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

amei sua receita,alem de lindo foi muito bem explicado, não tem jeito de errar, parabéns, bjs

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amanhã dia 07/02 é meu aniversário vou fazer o cuscuz e depois digo como ficou. Parabéns e muito obrigada. bjs.

Helenir disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de aprontar esta receita, está linda e muito saborosa, sempre fiz com sardinha, uma delicia, bjs, obrigado.

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Helenir

Helenir, eu só faço com frango por que não como peixe. Bjs.

Jeanne Moreira disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já é a quarta vez que faço essa receita e sempre dá certo e fica uma delícia. Gostaria de agradecer sua dedicação e por ter disponibilizado por aqui. Obrigada e parabéns!

minhareceitinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olá.. coloquei essa receita no meu site www.almoco.tumblr.com
Abraço!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@COZINHAR COM OS ANJOS meu pai ate me mandou pegar a receita,pra ir no supermercado comprar os ingredientes huuum,sera q vai fikar divino?

Antonio Pedro Araujo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Só faltou o palmito em cubinhos

mk st disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei... a sua Senhora Vovó merece tds elogios te ensinou direitinho :) agora vou preparar esse prato maravilhoso para meus amigos Austríacos q com certeza vão adorar!