terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Filet Mignon ao Molho Madeira com Champignons

Bom, primeiramente gostaria de dizer que não sou muito fã dessas marcas d'água sobre as fotos no blog, mas está sendo necessário uma vez que há uma pessoa desonesta postando as receitas de todos por aqui como se fossem dela, e sem dar créditos. Então, para não passar raiva depois, resolvi adotar a tal marca d'água.
Há algum tempo atrás eu pensava que não me importaria se alguém pegasse minhas fotos, ou mesmo as receitas e as postasse em seu blog, mas da forma como está acontecendo é muito desagradável. Ter um blog de culinária, gastronomia, receitas, é prazeroso, porém é demasiadamente trabalhoso também. Para que o resultado fique bonito e as pessoas aprovem as receitas e as fotos, algumas horas são gastas na confecção do prato, nas fotografias e depois na postagem, portanto acho injusto ter meu trabalho surrupiado aqui.
Vou ver como vai funcionar o blog daqui pra frente.
Essa receita fiz no almoço de domingo. Quem abrir o post achará que é uma receita de alta gastronomia, que vou ensinar a fazer molho madeira, etc. Não é nada disso, o molho madeira é pronto, de caixinha. Este prato não dá trabalho algum e fica delicioso. Vamos à receita:
Ingredientes:
♦ 2 Medalhões de filet mignon
♦ 2 colheres de sopa de qualquer óleo vegetal, exceto azeite de oliva pois o tempo de fritura é longo.
♦ Sal a gosto
♦ Pimenta do reino moída na hora, a gosto
♦ 1 dente de alho picadinho
♦ 20 g de champignon em fatias finas
♦ 1 caixinha de molho madeira (200 mL)
Modo de Preparo:

Passo 1: Tempere os medalhões com o sal, a pimenta do reino e o dente de alho picadinho.



Passo 2: Frite-os em uma frigideira com o óleo de sua escolha. Deixe no fogo alto bastante tempo para corar um lado dos medalhões. No meu caso cortei um medalhão ao meio para que ficasse mais bem passado, para servir minha visita. Para mim, prefiro o corte de carne alto, praticamente cru no meio.


Passo 3: Depois de corar um lado, virar os medalhões para corar o outro lado. Deixe praticamente queimar uma casquinha dourada.


Passo 4: Para ajudar a fritar as beiradas, deixe o medalhão de lado por um tempo, e vá virando até pegar cor em toda a sua volta.

Passo 5: Depois de bem fritos, coloque-os no prato onde serão servidos.



Passo 6: Para fazer o molho, coloque a caixinha de molho na frigideira que usou para fritar os medalhões.



Passo 7: Adicione os champignons fatiados e aqueça até borbulhar.


Passo 8: Jogue sobre os medalhões e sirva com arroz branco como acompanhamento.





O meu eu gosto bem rosado no meio. Ele fica bem mais macio e suculento. Dá água na boca só de lembrar.

46 comentários:

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

kkkk Beto que coisa feia, usando molho de caixinha hahahaha eu também uso huahuahua... somos terríveis, mas eu aprendi a fazer, porém, quem manda o vinho madeira ser caro?!
Ninguém mereceeeee...
Sabe que eu sou fã né?! Amoooo molho madeira e para economizar alguns centavos, acabo usando batata no lugar do cogumelo, oh my god! Como sou crise... para não falar outra coisa.
Não uso carne moída kkkk mas uso coxão duro mesmo, fazer o que né conta bancária?!
Então, sobre roubar fotos, é algo que acontece na época da pré historia do blog querido, eu coloco marca, mas aprendi a deixar bem clarinho para não atrapalhar tanto a foto. Se quiser copiar, leva o Manga junto, ou vai para cozinha fazer minha senhora, não é?!
Bjsss

Mundo de Alice disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu não coloco nome nas fotos pq não aprendi ainda..hehe
e não sei quem é a pessoa que copia!!!credo que ruim
adoro filé com molho de champignons
bjs

Téia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, tô contigo e não abro(aff, agora denunciei minha idade)tenho uma implicância com gente que não faz esforço e quer aparecer. Já aconteceu comigo e não me aborreceu. Agora pensando bem, isto não é certo... Well, vou aprender a fazer a marca também. Sua receita está aprovadíssima, comidas práticas são necessárias, assim como as simples, nem todo dia dá tempo de comida elaborada, nem queremos comê-las. AH, adorei a dica de não usar o azeite, eu vivia fazendo isto. Valeu querido. Um abração.

Odete disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Essas fotos tem que ser vistas com a barriga cheia. Gosto muito desse prato. Voce eh muito caprichoso.

Que coisa feia essa gente desocupada e aproveitadora, sinto muito.

bjs

Canela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto
Que fotos tentadoras!Ficou lindo esse prato!

Mari Azevedo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto querido, desnecessário dizer o qto eu gosto do teu blog, né? Todo prato que você faz é sempre tão caprichado e gostoso (já fiz tua maminha e vou postar em breve), e as fotos sempre tão bonitas... quero ser como vc qdo eu crescer, hahahahaha...
Infelizmente a gente tem q adotar medidas como a marca d'água nas fotos mesmo, pq gente inescrupulosa é o q mais vemos por ai, infelizmente... acho o fim da picada isso, sou master solidária contigo!!!
Mignon ao molho madeira? Ui, nao faz isso comigo nao... kkkk, já são quase 11h, a fome tá batendo e eu só na saladita de rucula com tomate... a operação xo buzanfão voltou com força total rs... =P
Bjo gde,

Mari

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

sempre em forma... muito simples e com uma aparencia de fazer crescer água na boca....por acaso sabe como se faz o molho madeira.....
gostaria de fazer o molho....
As minhas fotos tem a data e a hora, é minha marca de agua...como não tenho muito tempo para averiguar como se coloca a marca de água... resolvi questão assim
Um abraço
Tita

receitas da piteca disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Desde que iniciei o meu blog que me habituei logo a pôr a marca de água nas fotos, fica feio eu sei mas tem de ser, enquanto houver ( que vai sempre haver,infelizmente) gentinha desta por aqui...enfim...
O teu prato ficou lindo, adoro a carne assim mal passada e com esse molhinho então, maravilha! :)
Bjcas.

Silvia Arruda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Humm, esse molho tá uma tentação!! hehehe
Adoro molho madeira com champignon... o seu, pela foto, ficou do jeitinho q eu gosto! ;)

Rose disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oiii Beto...antes de passar por aqui...preciso fazer um lanchinho...só assim pra não sentir forme com essas coisas que você faz...to até sentindo o cheirinho da carne hummmm...amo molho madeira de caixinha também...porque nunca me atrevi a fazer...rsrs...
Seu blog ficou legal...e a marca d'água hoje é inevitável...como gosto de uma frescurinha é minha não é nada discreta hehehe...
Bjinhus

Xana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

É Beto, eu também achava que não me ia importar se usassem as minhas fotos, mas de facto estes nossos blogs exigem-nos muita dedicação, e não sabe nada bem sermos "roubados"...
Mas, ao mais importante, esse molho está com 1 aspecto... Bem.. Cá nunca vi esse molho à venda, e k pena eu tenho... Tá com excelente aspecto :)
bjinhus

Flor de Sal disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ai que vontade de dar uma dentada ... ou duas nessa foto!!!!

Flor de Sal disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Cá estou eu mais uma vez! Acabei de colocar uma receita sua no meu outro blog, o Bloco de Notas. Espero que não se importe ... adorei aquela receita. Vai ficar guardada para não me esquecer dela. A próxima vez que tiver convidados em casa vou fazer essa sua sobremesa fantástica!

Naninha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Costumo as vezes comprar o molho pronto também, fica mais rápido e prático.
Abraços

debora koso disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Querido Beto para c/isso vou ficar passando mau,aqui so um medalhao desse unzinho 10~15dolares,aiaia,me manda um pratinho feito pelo correio,bjossssssss!!!!!ta lindo seu blogger.

Clô disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Depois de me deixares tantas veses com água na boca com a tua comidinha tenho no meu blog um desafio de desos para ti,jocas

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, gostei muito desta receita prática de filé ao molho madeira, com certeza vou fazer assim que voltar de férias! Que chato que copiam vc também. Nem sei se me copiaram ainda, mas é possível! Gente sem talento, essa!

bjs

Raul Carneiro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parece delicioso, além de muioto bem explicado o prato. Parabéns!

Recentemente me aventurei em uma receita de medalhão de filé mignon ao molho de vinho e poivre, acompanhado de um arroz com legumes gratinado.

Convido a visitar:
http://entrereceitas.blogspot.com/2009/03/file-mignon-au-poivre-e-arroz-de-forno.html

Abraços.

dorinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi beto é primeira vez que entro no seu blog e encontrei justamente o que procurava uma receita com molho madeira gostosa e rápida,parabens!!!!!

Cesta Presente disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Seu blog e maravilhoso parabéns!!!!!!!!! Encontrei a receita que procurava e melhor ainda passo-a-passo. Beijossss

Obs: como vc consegue comer carne crua!!!!!!!!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns! Vou correndo comprar um filé. Ficou muito do bom. Tuas fotos maravilhosas...
Renato

Ana cristina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

OI Beto,estava realmente precisando,de uma receita prática e ràpida,pois estou com uma encomenda de um jantar para o dia dos namorados.E nunca fiz nada ao molho madeira.Já me pediram bife ao molho madeira.Mas não recebi a encomenda por não saber fazer.Mas claro que não falei,para o cliente.Apenas falei que não tinha como pegar mais encomenda,por estar com a agenda lotada......rsrsrsrsrs até que encaixava mais umas duas encomendas.Mas como faço em meu apartamento,fica dificil aceitar grandes quantidades.Sou nova no cantinho da culinária.Mas graças a Deus tenho bons clientes,e modéstia parte cozinho muito bem.Sou muito famosa por conta do salpicão que faço.Os outros tipos de pratos aprendi,no dia a dia treinado em casa,testando mesmo.E algumas como do seu molho madeira nunca tinha feito.Te agradeço de coração,por me ajudar amanhã,já testar asua receita.Olhe que rodei quase todos os sites.Mas a sua é a cabe dentro do meu bolso....rsrsrs.Sou realista,o vinho é muito caro,esta fora das minhas condições.Abraços..fica Deus...e obrigadooo...

Evandro disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Caramba agora sei com fazer esse prato! Fui em um restaurante / bar, aqui em VIX/ES (Espetáculo), e me serviram exatamente esse prato, porem, tinha batatas fritas. Ficou caracterizado como meu prato preferido. Obrigado, as fotos estão lindas, parabéns.

Indignação disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muito boa essa receita e não vejo diferença entre usar o molho de caixinha ou fazer o molho, quase não dá pra perceber.

Mas eu queria mesmo era dar uma sugestão, existe uma variação dessa receita muito usada aqui na região Amazônica, que no lugar dos champingnhons, usa-se pupunha cozida. Alguém conhece? É só cozinhar a pupunha e acrescentar fica muito bom.

ingrid disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

esse site foi minha salvação pq mostra o passo a passo de como temperar e fritar o filé,essa era minha dúvida.Adoreiii!!

Receitaria disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Veja a nossa versão no blog Receitaria:
http://receitaria.blog.br/component/content/article/3-carnes/30-file-ao-molho-madeira

evania disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Essa receita é tudo de bom , fiz e todos aqui de casa adoraram

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

You seems to be an expert in this field, excellent post and keep up the great work, my friend recommended me this.

My blog:
rachat credit ligne puis Rachat De Credit pour fonctionnaire

festival gastronomico de Tiradentes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei o blog e ja fiz a receita , muito boa...parabéns

festival gastronomico de Tiradentes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei o blog e ja fiz a receita , muito boa...parabéns

.Baby Jane. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muuuuuuito boa a receita, acabei de fazer para o meu pai! Ele amou! Quero lhe parabenizar pela receita, é boa, econômica, e fácil! Parabéns!

Gabriela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Nossa que luxo, meu filé ao molho madeira também é feito assim! vejo que na praticidade e na correria nos dias de hoje o molho de caixinha é uma beleza!é muito parecido!inclusive usei o novo da Helmanns que é muito bom!abs!

dolce disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita! Vou fazer amanhã. Fui em uma festa e o serviram, mas ao invés do arroz, o acompanhamento era purê de mandioquinha, combinação perfeita. Fica minha dica.
Parabéns pelo blog.

Annalu disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei a receita vou fazer pra ceia de Natal, pra quem ñ gosta de Peru.
Tenha um ótimo Natal ho ho ho

Rosane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oiii, fiz essa receita hj e todos ADORARAM. Ficou maravilhoso!!! Obrigada pelas dicas. amei seu blog.
Rosane

Rosane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oii, adorei a receita, fiz hoje e todos ADORARAM. Ficou maravilhoso. Fiz qustão de fotografar, rsss. amei seu blog.
bjs
Rosane

Vanda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Humm!da aguá na boca só de olhar...

Vanda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Humm!da aguá na boca só de olhar...

Eloise disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

hum goste é uma delicia

Bob disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Obrigado pelas dicas amnhã farei o medalhão e estarei acrescentando bacon

Abços

Bob de Curitiba/Pr

valdair disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou fazer a receita neste domingo (19/05).
Tomara que de certo.

Valair

disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

:Hamilton como voce corta ele pra ficar assim redondinho!!!!!! tão lindo

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Lu, veja como eu faço neste post: http://receitapassoapasso.blogspot.com.br/2012/06/medalhoes-de-filet-mignon-beef.html

André disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa tarde. Acabei de fazer sua receita para o meu namorado. Nunca fui de fazer comida, porque sou péssimo, mas hoje resolvi me aventurar com a sua receita. Simplesmente, ficou maravilhosa! E muito prática, rápida. Valeu. :)

Vanessa Friede disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Triste vc procurar uma receita dessas e usarem molho de caixinha, para isso nem precisava postar receita nenhuma ne?? qualquer um faz com molho pronto!!!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Como vc é amarga, Vanessa.