quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Biscoitinhos de Maisena

Na última terça-feira estava aqui em casa, à tarde, e me bateu uma fome danada. Fui à cozinha, abri a geladeira, os armários da cozinha e não tinha nada para comer. Resolvi procurar receitas de biscoitos na internet, mas o mais difícil foi encontrar receitas que levassem ingredientes que eu tinha a minha disposição, em casa. Até que, depois de tanto procurar, vi esse biscoito de maisena que me lembrou imediatamente os que minha avó fazia, e resolvi testar. Ficou uma delícia, bem sequinho, pra comer acompanhado de uma xícara de chá.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
RENDIMENTO: 70 biscoitos
CUSTO: R$ 3,90


INGREDIENTES:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de maisena
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga
  • 6 colheres de sopa de leite
  • Essência de baunilha a gosto

MODO DE PREPARO:

Passo 1: Coloque todos os ingredientes de uma vez dentro de uma vasilha grande.


Passo 2: Comece a juntar os ingredientes mexendo com uma colher. No início se formará um tipo de farofa. Continue a mexer com as mão limpas. Amasse até sovar bem a massa. Se não estiver dando liga adicione mais um pouco de leite.


Passo 3: Depois de mexer bastante a massa ficará bem compacta, porém macia.


Passo 4: Com a massa pronta faça bolinhas nas palmas da mão e coloque um pouco espaçadas dentro de uma forma grande. Não é necessário untar a forma.


Passo 5: Uma a uma, aperte com o garfo para fazer aquela gradinha obre a massa.




Passo 6: Depois de apertar todos os biscoitos leve para assar em forno alto por aproximadamente 35 minutos ou até quando começar a aparecer uma leve cor dourada nos biscoitos.




Coma acompanhado de uma xícara de café ou chá. Uma delícia.



92 comentários:

Noêmia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, Beto!
Gosto muito do seu Blog e o visito sempre.
Faço sempre esses biscoitinhos e vou acrescentando sabores para variar. Os que mais gosto são quando acrescento queijo parmesão, ficam muito bons!
Um beijho!

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, minha mãe fazia biscoitinhos bem parecidos com estes quando eu era criança também... ai que saudade que deu!!!! Vou testar essa receita em breve, pois sou fãzoca de bolachinhas assim... :)
Beijo grande,

Mari

anabenfica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Uma vez fiz uns parecidos e ficaram óptimos, mas não tão fofos como estes :) se o tempo continuar assim no domingo venho cá copiar a receita!

Beijinhos

Mari disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ei, Beto! Tinha muito tempo que não passava na sua cozinha, estava copm saudades.
Adorei os biscoitinhos!

Elisabete disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Delícia de biscoitos. Além de muito bonitos, devem ser super saborosos.

Bruna maria disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, acompanho seu blog mas ainda não havia postado, adorei a receita,incrivel hoje mesmo tava procurando receitas de biscoitos pra fazer difente no lanche das minhas meninas e sua receita caiu como uma luva,parabéns e obrigada!!bjus!!!

Minha vida, minha cozinha. disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto que receita sensacional coisa de vó mesmo deu até saudades dos tempos de criança. Já tomei nota e farei em breve.
Um abraço.

Tânia Saj disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoro estes biscoitinhos também! Boa lembrança, Beto!
Beijinhos

ĵåииå jōåиïņhå disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ai que delícia! eu amooooooo esse tipo de biscoito :)

Luciana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oiii!
Estão no forno... depois te conto como ficou.
;0)

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto eu nunca comi este biscoitinho que me lembre, mas parece delicioso.
Vou comprar maisena e experimentar.
As minhas avós e mãe nunca foram de fazer biscoitos. Eu gosto, pois não compro os industrializados.
Obrigada por dividir conosco!
Bjs :)

Isa Bettencourt disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adorei os biscoitinhos... ficaram maravilhosos :P

Obrigada pela ajuda ;)

bjs

Mirela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto! Tudo bom?

Então, menino, não sei o que foi! Eu peguei de um blog de outro país, não sei se a idéia era aquela mesmo, mas eu usei ingredientes com a máxima qualidade possível (só a massa phyllo da Arosa, que eu não achei outra marca, e confesso, estava com muita preguiça de abrir massa fininha em casa...), usei leite de boa qualidade...enfim, o doce era um creme pâtissière que recheava uma casquinha de massa phyllo tripla, unida por manteiga. A idéia era um docinho de vó bem gostosinho, mas ficou com sabor e aroma de FARINHA DE TRIGO!! rsrs E a casquinha, ficou com gosto de gordura velha, pq a tal da massa Arosa é feita com gordura vegetal hidrogenada...rsrs Planejo refazer mesmo, pra ver se eu consigo consertar esse desastre, mas vou fazer minha própria massa phyllo, e vou fazer o creme de confeiteiro à moda da minha tia, que fica com cheirinho e gostinho de baunilha mesmo...rsrs

Ai, seus biscoitinhos estão liiiindos, e me deram saudade da minha avózinha, que amava biscoitos de paixão. Vou fazê-los amanhã para meu pai, depois te conto como ficaram!
Beijo, bom final de semana!!

Michele disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Não conhecia o seu Blog, mas agora estarei sempre por aqui!
Além dessa receita do biscoitinho, adorei a do pavê! As fotos ajudam muito no preparo! Parabéns!
Até mais!

Cerejas Cintilantes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

nham nham que delícia!
Já estou indo p/ cozinha :P
abraços!

ethiene disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ola! adorei essa receita posta por um homem adoro esse biscoito continui assim ha adoro gastronomia e vc? rsrsr um super bj vlw

andressa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá, já salvei seu blog em meu favoritos, estava a procura desse biscoitinho que minha mãe fazia e hj faço com minha filha de 4 anos... todos adoramos, principalmente ela que me ajuda a enrolar os biscoitinhos...
Seu blog é show, pois adoro culinária e fica mias fácil com sua explicação. felicidades

cris disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oiii me chamo cristiane,moro em sp,adorei essa receita,mais o problema é que meu filho tem problema de glutem e não pode comer com a farinha de trigo,quero saber se eu posso subistituir com outro tipo de farinha

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Cris, boa noite. Acho que você pode trocar a farinha de pela fécula de batata, claro, adequando os outros ingredientes. Abraços.

larissa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

espero que sua reseita mim de muita sorte eu nunca cosigo fase a sua e mais fasio bjsssss boa noite

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

conheci seu blog hoje, 7 de junho de 2010 e resolvi fazer este biscoitinho de maizena.
acontece que não sou boa na cozinha.
fiz tudo direitinho mas quando fui achatar com o garfo massa grudava no garfo. achatei com a mão mesmo rsrsrs
so que os biscoitinho não ficaram saborosos como eu imaginei. ficaram muito secos e com um sabor meio insosso. o que será que eu fiz errado???
obrigada e parabéns pelo seu blog. ach que as outras receitas que vou fazer serão magníficas.
beijão da BIA biakaras@yahoo.com.br

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

conheci seu blog hoje, 7 de junho de 2010 e resolvi fazer este biscoitinho de maizena.
acontece que não sou boa na cozinha.
fiz tudo direitinho mas quando fui achatar com o garfo massa grudava no garfo. achatei com a mão mesmo rsrsrs
so que os biscoitinho não ficaram saborosos como eu imaginei. ficaram muito secos e com um sabor meio insosso. o que será que eu fiz errado???
obrigada e parabéns pelo seu blog. ach que as outras receitas que vou fazer serão magníficas.
beijão da BIA biakaras@yahoo.com.br

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

acabei de fazer oa biscoitinhos e ja tirei a primeira fornada, muito deliciosos. amei!!!!! obrigada

JEFFERSON disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

BETO VI SUA RECEITA E ME ENCANTEI AS 00:10HS E COMECEI A FAZER NA MES MA HORA ACABEI DE COLOCAR NO FORNO VAMOS VER NO QUE DA PARABENS

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

amei toi fazendo ja

leidinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

acabei de fazer a receita estão no forno,ficarão bem parecidos ,agora tem que esperar assar para provar....gostei muito da receita procurava a um tempão esta receita ,gosto tudo de maizena agora vou entrar neste blog direto parabens

Viena disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, Boa Tartde! Nunca vi uma receita tão bem explicada. Adorei! os biscoitinhos estão lindos! Assim que eu puder irei fazer. Me fez lembra de minha vovó que era quitandeira e fazia mágica na cozinha com seus biscoitos, bolão de fubá, e biscoitos de milho e outros quitutes. Desejo a vc um Feliz Ano Novo!

denyse disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei a receita e otima os biscoitos ficam uma delicia

Patricia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de fazer! Ficou incrível!!!

andre disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

acabei de fazer e ja comi uns 4 kkkkk perfeitosss muito bom esta de parabens viu bjoooo
sandra shimada

Sol disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabei de tirar do forno... quentinho ainda. Adorei!!!

Amanda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oiii... eu fiz essa bolacha e fico dura... segui td certinhu aparentemente fico igualzinha o ki pode ter dado errado???
obrigada bj

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amanda, o que pode ter acontecido é que as farinhas tem a umidade de acordo com a époda do ano, com o tempo lá fora. Talvez usando menos farinha a bolacha fique mais macia.

Magda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou testar sua receita para colocar nas lembrancinhas do Dia das Mães dos meus alunos, espero que dê certo]um abraço Magda - Ibiporã - Pr

Edianez da Costa Ribas disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Já estão no forno, depois direi como ficaram.
Abraço.

Rita disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi! Sou nova aqui e gostaria de agradecer, pois precisava muito de uma receita de biscoito para um lanche na escola do meu filho e a sua foi um sucesso. Todos adoraram e meu filhão ficou todo orgulhoso da mãe aqui!!rsrsr...Eu usei umas forminhas de coração e ficaram lindos além de deliciosos.

lindinha.com disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Muito boa a receita.
Fiz hoje e todos aqui em casa adoraram!

Amanda * disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Havia mt tempo que procurava a receita destes biscoitinhos.. adorei! Obg.

Letícia Doydaaaa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Poxa, fiz os biscoitinhos do jeito que está ensinando. Ficou duro. Não ficou tipo amanteigado. Ficou igual aqueles biscoitos que vendem em casa do norte. Sabe como?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Letícia, boa noite.
Então, esses biscoitinhos são bem secos, não são amanteigados. Mas caso você queira que fiquem amanteigados é só adicionar mais manteiga. Ou procure na internet receitas de mantecal, que são biscoitinhos quebradiços de manteiga, uma delícia tb, mas eu nunca postei. Bjs.

ANDREIA BEZERRA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olá,olha ficou maravilhosa inclusive algumas fiz exatamente como me ensinou e em algumas eu coloquei pedacinhos pequenos de doce de leite em pasta e algumas eu coloquei pedacimhos de goiabada,assim: vc faz as bolinhas faz um furo coloca o pedacimho de doce e fecha a bolinha,só que daí vc não achata ela com garfo.Muito obrigada pela receita,um abraço pra ti e fica na santa paz de DEUS.

Junior disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, acabei de fazer os biscoitinhos, é rapido facio e não tem necessidade de sujar muitas vasilhas, além deles terem ficado sequinhos e deliciosos =)

Obrigado pelo post'

JUba disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amei a receita
Fikou otimo os biscoito

jeje v.l.b disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olha tenho 14 anos e resolvir fazer os biscoitos eu adorei ficaram muito bom.
obrigado pela receita

Rita de Cássia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Há muito tempo procurava essa receita e mais algumas várias...
Amei, só retirei a baunilha pois cá ainda não encontrei, estou em Lisboa e geralmente, quase sempre tenho preguiça de ir as compras.
Outro dia fiz somente com a maizena, hoje experimentei com trigo e deu igualmente certo, só tenho que reduzir a bolinha pois fiz tão grande que mais pareceu uma bolacha.
É incrivel como essa receita deu certo na flavorwave, agora faço sempre que bate aquela saudade do Brasil. Será que vc tem ai aquela receitinha de casadinho e a receita de biscoitinho de nata?
Beijos e já sou seguidora, seu blog é show

Samua disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi Beto, acabei de fazer seus biscoitos de maisene, ficarm otimos.parabens, hahaha e uma delicia, super rapido e gostoso.....

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu fiz e ficou muiito amantegado mesmo e mole nao sei pq e ainda deixei 50 minutos

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

O que pode ter acontecido é vc ter colocado excesso de manteiga.

Vitória disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

[i]acabei de fazer os biscoitos......... ficaram uma delícia, [i][b]até porque eu nunca tinha feito! [i]adorei a receita!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olha essa receita é a mais original que eu conheço a muito tempo eu faço ela e dercobri mais uma coisinha na mesma reeita pode se acrescentar algo mais,como por exemplo: coco ralado, canela, amenduim triturado, chocolate e até pedassos de goibada em cima . bjos e obrigado por manter tradiçoes. josy

AlineGuedes disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Estava procurando este gostinho de infancia e me deparei com a sua receita, esta de parabèns, otima explicaçao..e acompanhado com as fotos è perfeito! Farei em breve, mas ja posso imaginar o cheirinho...hummmmm

Unknown disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi preciso saber se pode fazer com trigo com fermento? Beijos

Unknown disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ola gostaria de saber se pode fazer com farinha de trigo com fermento? Beijos e boa tarde

jully de lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ola!!!adorei,fiz aprovei,passei pra minha mãe e esta fazendo o maior sucessso com as amigas dela!!!!obrigado!

jully de lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olah amei o blog

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tanto tempo procurando uma receita com maizena q não acreditei qdo achei, cheguei a suspeitar do resultado e ficou muuuuiiitttooo bom!!meus filhos amaram,
parabéns pelo blog!!!

mirian disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

estou preparando os biscoitinhos agora...acabei de por no forno,o preparo foi facil,estamos esperando pra ver o sabor

Amanda Figueiredo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

esses biscoitos sao tipo aqueles que vendem em sinais de transito?

Amanda Figueiredo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

esses biscoitos sao tipo aqueles que vendem em sinais de transito é?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Amanda, sinceramente não sei te responder. Nunca vi para comprar no trânsito...

Jessicanoeli disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]
Este comentário foi removido pelo autor.
Jessicanoeli disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Fiz e ameiii!!
O unico contra eh q fica meio sem gosto, da proxima vez coloco essencia de baunilha pra dar um gostinho diferente...

Karen disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Forno alto? Quantos graus °C??
A 180°C está bom?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Isso Karen, 180 graus tá bom.

Luana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, me deu uma vontade enorme de comer biscoitinhos de Maizena hoje, além de ter surgido uma vontade imensa de fazer alguma receita sozinha, já que isso não é de meu costume. Fiz a receita e os biscoitinhos ficaram ótimos!
Obrigada :)

Cris disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Resolvi testar a receita e achei super fácil de fazer.Eu achei meio seco demais, mas mesmo assim está gostoso.Na próxima vez vou por um pouco mais de manteiga e deixar menos tempo no forno.Excelente receita!Parabéns e obrigada.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gente,fiz a 1º vz e ficou uma delícia e já fiz mais 2 vz e ficaram duro. o q será q ta acontecendo? Porfavor m ajudem. não quero perder essa receita,ela é boa d mais

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

gente,fiz a 1º vz e ficou uma delícia e já fiz mais 2 vz e ficaram duro. o q será q ta acontecendo? Porfavor m ajudem. não quero perder essa receita,ela é boa d mais

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

AnÕnimo, diminua um pouco a quantidade de secos, deixe a massa um pouco mais mole. Pode ser isso que está dando errado. Como a umidade do ambiente varia muito, às vezes a farinha está um pouco hidratada o que deixa a massa mais maleável, e algumas vezes ela está mais seca, o que resseca a massa deixando o biscoito duro. Abraços.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi beto aqui é linda xo de moçambique. Adorei a sua receita vou fazer agora depois ti digo como fico.bjx.

Carolina Lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Os meus estão no forno agorinha !!! Espero que fiquem bons ;) Adorei o blog !

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

minha esposa vai tentar fazer...
o biscoito..

Jessica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

me tira uma duvida: quanto de essencia devo colocar?

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Jéssica, se quiser, uma colher (das de sal) de essência.
Abraços.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

é trigo fermentado ou tradicional?

simone disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Tava atraz de uma receita de biscoito, e não encontrava nenhuma que me agradace até. encontrar o seu blog maravilhoso com muita clareza nos detalhes da receita , parabéns vc arrasa!!!!!

Jo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olá! eu fiz esta receita foi super fácil e rápido ficou uma delícia.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

oi Beto adorei a receita
no lugar do leite posso colocar o suco de maracujá;

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

@Anônimo

Oi, eu nunca fiz com maracujá. Acredito que você possa substituir metade do leite por suco de maracujá, mas não substituir inteiramente, pois pode afetar a textura. Abraços.

Larissa Leiziane disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oláá BETO... fiiz sua receitaa assim kii ah víí... fikram ótimoos... maas tenho uma dúvidaa... eu posso colocar ovos??

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Boa Tarde!

Fiz os biscoitinhos e adorei agora vou fazer para minha mãe ela adorou.

Luiz disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ficaram perfeitos rsrs, da para se colocar coco ralado no meio da massa e alguns pedacinhos de goiabada em cima.. Ficam perfeitos e até melhores que aqueles do super mercado!

helofinkler disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Acabo de tirar os biscoitos do forno...
Usei leite sem lactose (sou IL) e açúcar natural, talvez por isso a minha massa não pegou liga e fui acrescentando colheradas de leite até que cheguei no ponto ideal com 16 colheres ao todo! Até já transferi a medida pra exatamente 1/2 xícara, assim quando repetir a receita já ficará mais fácil. Acrescentei três colheres de chocolate em pó à massa e achei que o sabor final poderia ser mais doce, na próxima vez vou encher bem as colheres de acúcar, deste vez usei medidas rasas. Mas gostei do resultado, assou em 35 minutos e ficaram soltinhos na forma! Valeu!

simone disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Odorei a receita .......... ;)

disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, Sei que a receita foi postada há muito tempo e você já respondeu várias perguntas aqui, mas espero que você ainda possa me responder pois to com uma baita dúvida...
Você diz para colocar em fogo alto, o que eu entendo como mais ou menos 220, 250ºC. Mas nos comentários, li todos, você responde afirmativamente que 180°C está suficientemente alto para essa receita.
Fiquei muuuuuuito na dúvida! 180 é o mínimo do meu forno! Não dá para ser o "fogo alto" ao que você se refere na receita. Tenho medo de colocar à 180 e os biscoitos ficarem ressecados. Duros. E se eu colocar no meu fogo alto to com medo de um incêndio kkkkkkkk
Pode me ajudar? Só para eu não dar com os burros n'água?
Obrigada!

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]
Este comentário foi removido pelo autor.
BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Ti, use 220 graus aproximadamente. Vai ficar ótimo. Só não coloque mais farinha que a receita pede senão o biscoitinho ficará seco demais. Bj.

Luane Andressa disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Adoreiiii...ficaram muito bons!

Juliana Moura disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sou um desastre na cozinha,mais depois destes comentarios eu vou tentar e depois eu conto

Juliana Moura disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sou um desastre na cozinha,mais depois destes comentarios eu vou tentar e depois eu conto

Juliana Moura disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Como prometi acabei de fazer,substitui uma colher de leite por suco de maracuja concentrado e usei trigo com fermento pois nao tinha do outro,e deu muito ceerto apesar da minha ousadia,sendo que foi minha primeira vez,obrigada por ajudar pessoas desastrosas na cozinha como eu.

Ana Paula Rodrigues disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Hummm,uma delícia muito bom...parabéns...