sábado, 1 de agosto de 2009

Filet a Parmegiana

Hoje é dia da minha volta para Campinas, continuo em Curitiba onde fiquei 5 dias e vou embora sem ter visto o sol. A cidade está cinza, nublada, triste. Ainda bem que não sou depressivo, numa ocasião assim seria difícil não afundar-se na depressão. E para meu desespero, hoje é dia de tomar o avião de volta. Com toda essa chuva., nem quero imaginar como vai ser.
A receita de hoje é um filé a parmegiana delicioso que eu fiz no domingo passado e deixei para postar aqui em Curitiba.
DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
RENDIMENTO: 2 porções
CUSTO: R$ 18,00

INGREDIENTES:

  • 2 bifes de filet mignon
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 dente de alho picadinho
  • Farinha de trigo para empanar
  • Farinha de rosca para empanar
  • 1 ovo batido para empanar
  • Molho de tomates
  • 4 fatias de queijo muçarela (não me conformo que muçarela é com ç - rsrsrs)


MODO DE PREPARO:

Passo 1: Tempere os filés com sal, alho e pimenta do reino.

Passo 2: Para empanar os filés, passe-os primeiro em farinha de trigo. Esse passo é importante para que a "casquinha" não se desprenda enquanto estiver fritando. Bata com a palma da mão para prender bem a farinha de trigo no bife.

Passo 3: Agora passe os filés no ovo batido.

Passo 4: Por último passe o filé na farinha de rosca. Novamente bata com a palma da mão para grudar bem a farinha.
Passo 5: Frite-os em quantidade suficiente de óleo.

Passo 6: Coloque algumas gotas de azeite de oliva numa forma.

Passo 7: Deposite os filés já fritos na forma untada.


Passo 8: Sobre os filés coloque bastante molho de tomates. Eu uso o que eu faço.


Passo 9: Cubra com fatias de queijo.


Passo 10: Como tinha em casa coloquei algumas folhas de tomilho.


Passo 11: Leve os filés para derreter o queijo no forno.


Sirva com arroz, batata palha e salada de folhas.

27 comentários:

Smsn - artes e ideias disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

QUE DELICIA!!!

BOM FIM DE SEMANA

SMSN.ARTES

Tânia Saj disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parmegiana é um prato que agrada todo mundo. Delícia!
Deu vontade de comer até as suas fotos...hehe
Bjs

Nana disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto a boca encheu de água, adoroooo essa carne, é a predileta do maridex, mas faz tempo que não faço por causa da crise financeira sabe rs
Bom retorno amigo.
Bjs

Cláudia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Esse bifão tá uma loucura!:-P

bjs

Mirela disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, vc tá me contando uma novidade! Eu nunca - nunquinha! tinha visto alguém escrever muçarela com ç! Se vc não me contasse, eu ia passar a vida escrevendo errado!!!
Beijo

Magia na Cozinha disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto ficou maravilhoso!
Eu ador Bife a Parmegiana, sempre foium dos meus favotitos.
Mas que bifões, hein? Para mim 1/4 da porção já estava bom, hehe.
Bjs :)

Smsn - artes e ideias disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

olá

ha um miminho para ti no meu blog!!

smsn.artes

Gina disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parmegiana é uma delícia!
Você sentiu na pele como está a cidade que escolhi para morar. Ela é tao linda, mas esses dias cinzentos e de chuva incessante estão terríveis.
Bom domingo.

Discordia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Parabéns pelo blog, lindo, delicioso, bem explicado, ilustrado. Perfeito!!

Grazy disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto! Td bem??? Realmente o sol faz parte da dinâmica nossa de cada dia e nos traz ótimas inspirações e disposição, né? QUanto à receita, aqui em casa faço sempre. Mas observei que vc usa a farinha de trigo para empanar o filé. Aqui em casa, uso mesmo a farinha de rosca. Tem alguma diferença? Bjus!

anabenfica disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Execelente receita, como sempre!!

Mais uma para eu copiar ;)

Beijinhos

Silvia Arruda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Eu que não sou chegada a carnes não dispenso um bom filé a parmegiana!

moranguita disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

muito bom este file.
beijinhos beto

andreza disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

vou fazer e muito facil e saboroso

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

dica: leve os bifes ao forno com o queijo sem o molho.o molho nao deve ficar mto tempo em contato se nao o bide perde a crocancia....ponha o molho na hr de levar a mesa

Mirian Amed disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

como faço para congelar?

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei a receita.. quando vou a restaurantes eles colocam purê de batatas. e maçã-verde picadinha por cima. delicioso

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

mto bom cara parece q ta uma delicia uhuhun

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

realmente muçarela NAO e com ç escreve-se assim mussarela.Mais fiz e aprovei

BETO disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

O pior cego é aquele que não quer enxergar.

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou tentar fazer
parece muito bommmmmmmm

bia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

eu adoro esse prato mas nunca fiz vou tentar fazer com certeza espero que de certo. depois te conto. valeuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorooooooooo file a parmegiana ,esse ai então deve ter ficado delicioso

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Ótima receita. Quanto a muçarela escrever com ç é porque palavra italiana com grafia de dois zz, muzzarella,em português o "zz" se torna ç. Temos que acostumar.

Lolo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sempre que quero fazer algum prato novo procuro a receita aqui pois é bem explicadinho, e como pra mim cozinhar é uma fórmula matemática, acho importante ter as medidas corretas, como fazer, os tempos etc. Dito isso, fiz questão de comentar justamente este parmegiana pois nunca o fiz para nenhuma das outras receitas maravilhosas que encontro aqui, mesmo sabendo como é importante ter esse retorno dos seus leitores.
Pois bem, hoje é dia 30 de dezembro de 2012, e fui deixar para pensar o que comer apenas quando tivesse fome, isso lá pelas 14h. A primeira coisa que pensei foi em pedir um parmegiana delivery, mas os preços me desencorajaram (para quatro pessoas fica entre 70 e 100 reais!). Então resolvi aceitar o desafio de eu mesma por a mão na massa e fazer o meu prato FAVORITO. Sim, amo parmegiana, mas sempre tive muita preguiça dessa coita toda de empanar, fritar, assar...
Mas, graças a você Humberto, foi tão descomplicado e o resultado foi tão ótimo, que só tenho que lhe agradecer.
Para você ter uma ideia, fui ao supermercado comprar os ingredientes por volta das 14h, fiz nove filés (um eu tive que comer após sair da frigideira, de tão lindo que estava, simplesmente empanado), enquanto arrumava a bagunça toda da cozinha deixei no forno, para quando estava tudo limpinho o filé ficou pronto e DELICIOSO. Para o meu gosto particular, poderia ter mais molho.
Para oito filés utilizei um pacote de molho pronto (daqueles sachês de um pouco mais de 300 ml, mas o próximo pretendo fazer a sua receita de molho), uma fatia de mussarela (sério que é com ç? kkkk)e coloquei parmesão ralado também. Quer saber quanto custou?
Filé Mignon: A peça de 1,15kg custou R$ 37,83, porém utilizei menos da metade, mas para dar uma arredondada, podemos calcular em R$ 15.
500g da farinha de rosca é R$ 2,90 e o quilo da farinha de trigo R$ 3,59, mas se colocar, sei lá, R$ 1 pra cada está bem dado. Os ovos então (usei dois) nem sei como calcular. R$ 0,50 talvez.
O molho de tomate custou R$ 1,59 e a muçarela (sério? ç? kkkkkk) uns R$ 3.
Total de R$ 22 reais, isso chutando pra cima hein. E olha que em uma hora estava tudo pronto. E foi muito mais fácil do eu imaginava. Não gosto muito de fazer alimentos fritos em óleo de imersão, mas de vez em quando que mal tem né.
Enfim, desculpe a mensagem ENORME mas queria muito compartilhar com você. Obrigada!

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que delícia!!!! Vou fazer hoje para o almoço....

Cristina Lima disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Vou mais uma vez fazer para o almoço do domingo.

beijos,