segunda-feira, 22 de abril de 2013

Massa Choux para Carolinas e Bombas (Pâte a choux)








Estou recolocando essa receita que foi perdida , no blog. Essa massa choux é aquela que a gente compra na padaria, em bombas, carolinas, profiteroles, e que fica oca por dentro. Eu pensei que seria bem difícil, acho até que já tentei fazer uma vez há muito tempo atrás, mas naquela ocasião deu tudo errado, a massa murchou quando saiu do forno. Acho que tinha alguma coisa errada na receita. E agora eu tenho essa receita na apostila do curso de gastronomia. Essa não tem erro, é fácil de preparar e o resultado dá super certo.



Ingredientes:



  •     100 g de farinha de trigo
  •     100 g de manteiga sem sal
  •     100 mL de água
  •     1 pitada de sal
  •     1 pitada de açúcar
  •     3 a 4 ovos grandes

 





Modo de preparo:



Passo 1: Coloque a água e a manteiga numa panela e deixe ferver.







Passo 2: Adicione os secos (farinha, sal e açúcar) todos juntos de uma vez, dentro da panela. Mexa com uma espátula de silicone.




Passo 3: Quando a massa soltar bem do fundo da panela, retire e espalhe essa massa sobre uma superfície de mármore limpa, para esfriar.




Passo 4: Depois de fria, coloque a massa no bowl da batedeira.




Passo 5: Adicione dois dos 4 ovos à massa e comece a bater. Misture bem. Vai ficar uma mistura bem compacta e aderente.





Passo 6: Esse é o ponto mais crítico da receita. É necessário atingir o ponto da massa. Esse ponto é obtido pela adição dos ovos restantes, mas não se pode adicionar todo o ovo, pois a massa pode ficar muito mole. Então pegue os dois ovos restantes, bata ligeiramente com um garfo e vá adicionando à massa enquanto bate, dessa forma: bata um pouco, misture mais ovo batido (sempre de pouco em pouco), bata mais, adicione mais ovo batido, bata mais, e assim por diante, até atingir o ponto que é quando a massa cai do batedor da batedeira, mas demora bem pra cair, cai bem grossa. Pode testar com uma colher. Pegue uma quantidade grande, e derrame a massa. Ela deve demorar para cair da colher. Por isso é preciso tomar cuidado com a adição dos ovos, para não passar desse ponto.









Passo 7: Coloque a massa numa manga (saco) de confeitar e escolha o bico liso. Faça as formas que vc quiser, de bomba, de carolinas, argolas, etc, sobre uma folha de papel manteiga disposta numa assadeira baixa.




Passo 8: Leve ao forno a 180-200 oC por uns 40 minutos ou até ficar dourada e estiver bastante estufada. Depois de assada, apague o fogo do forno, abra o forno e deixa a assadeira lá dentro, para não murchar, com a porta do forno semiaberta (metade aberta).










Passo 9: Recheie com o recheio de sua escolha. No meu caso utilizei chantilly batido. Utilize um saco de confeitar e o bico liso. Faça um furinho na bomba e nas carolinas e introduza o recheio. Se for carolina, faça o furo embaixo.







Passo 10: Depois de recheadas mergulhe as carolinas e bombas no chocolate derretido em microondas. Coloque o chocolate só de um lado das carolinas e bombas.


 




Leve à geladeira e sirva gelada. Uma delícia.




11 comentários:

Léia disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, obviamente será mais uma de suas receitas que vou experimentar.
Quando fizer venho te contar.Beijos querido.

Yolanda disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Beto, com toda essa aula não tem como errar. Bjs e obg.

Michelle disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi, amei as receitas! Parabéns pelo blog, é muito charmoso!
Gostaria de te convidar pra visitar o meu cantinho,
se me seguir/curtir, sigo/curto de volta =D
Espero vc lá ;)

BeijOo

Le Blog de Michelle
Facebook

Obs: se seguir deixa um recadinho com endereço do seu blog

Daniel disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Sei que está na sua fase vegetariano, mas só gostaria de dizer que sinto falta das suas dicas e receitas carnívoras. hehhe

Abraços

Mas poe ai uma receita espetacular de pizza artezanal. Massa e molho artezanal.

Abraço

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Oi Beto, tudo bem?

Me chamo Júlia e trabalho em uma agência de publicidade.
Faço atualizações em uma página no facebook (arroz Ciagro) com receitas. Gostaria de saber se posso atualizar com algumas receitas do receitapassoapasso.blogspot.com.br, sempre citando a fonte no post!

Por favor, se puder, me responda no julia.fornazari@lp360.com.br.

Obrigada!

Praia Grande disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Que deliciaaaaa!
Amei a receita!
Fiquei com água na boca...rs
Adorei o site e as receitas!
Parabéns!

Imobiliaria na Praia Grande
www.belomarimoveis.com.br

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

adorei, sempre tive curiosidade de aprender esta receita, não vou perder esta oportunidade, vou fazer e depois posto uma foto, um abraço,voce explicou muito bem, parabens pelo blog!!

Thais disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Bom dia, chef!
Hoje já fiquei super contente de ver que a receita do pudim perfeito e sem furinhos voltou para o blog. Para a minha felicidade ficar maior ainda, gostaria de saber se tem como vc republicar a receita da Banoffee Pie.
Um abraço,

Thais

RONEY ROGERIO DE OLIVEIRA disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

ola, primeiramente me desculpe por enviar esta mensagem por aqui mas não achei seu email, montei um site de receitas a pouco tempo com uma ideia bem legal, os visitantes fazem login facilmente com a conta do facebook no site de receitas e pode postar suas receitas e ainda ganhar dinheiro com o google adsense, oque é a melhor forma na minha opinião de ganhar dinheiro na internet o adsense que é do google, o autor da receita ganha 70% das visualizações das propagandas do google em suas receitas e 30% para o administrador do site pagar os custos do sistema já que é um site tem hospedagem, dominio, achei teu blog bem legal com posts muito bem feito e gostaria de te convidar para uma parceria, quem sabe escrever no meu site, suas propagandas do adsense fica em suas receitas para sempre, no começo não vai lucrar nada mas como seus posts sao bem feitos quando começar a gerar bastante visitas pode rendar uma graninha, ou só por diversão acho que você gosta disso. http://receitasqueromais.com/

Ana Carvalho disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

AIIIII obrigada por repostar a receita estava esperando ansiosa

Anônimo disse... [RESPONDER COMENTÁRIO]

Olá Beto! Adorei a receita e as dicas, obrigada! Vou fazer em casa hoje e sei que vai da certo,pois você explicando assim, não tem como errar!